20.7.16

Rúbrica: Os Livros e as Minhas Opiniões




Boa noite meninas e meninos lindos,

Como não estava a conseguir dormir e andava ás voltas na cama, decidi vir escrever para vocês.
Hoje é dia de Rúbrica Mensal, trocando por miúdos, é dia de falar de livros, mais concretamente de um um livro.
Este livro que vos trago hoje já o li à realmente muito tempo mas, ficou para sempre na minha memória. Foi o primeiro livro de Paulo Coelho que li e adorei, adorei mesmo. Não sei porquê mas hoje lembrei-me dele e decidi que seria o próximo livro a apresentar na nossa rúbrica.

"Veronika decide morrer" é um livro do escritor Paulo Coelho da Editora Pergaminho.

Foi um livro oferecido por uma amiga, mas já não sei se foi num aniversário ou outra data ou comemoração qualquer, sinceramente já não faço ideia.
Paulo Coelho é um escritor polémico, que ou se ama ou se odeia, mas façam-me um favor, abram a mente e deixem as ideias pré concebidas de parte ok ?


"No dia 11 de Novembro de 1997, Veronika decidiu que havia - afinal! - chegado o momento de se matar.» É assim que começa o romance de Paulo Coelho. Veronika é uma jovem eslovena que decide suicidar-se, cansada que está da vida que leva. Salva no último instante, dá entrada num hospital psiquiátrico."

Aos 24 anos, a eslovena Veronika parece ter tudo : juventude e beleza, pretendentes, uma família amorosa e um emprego gratificante. Num dia frio de novembro ela toma remédios para dormir com a intenção de nunca mais acordar.
Só que ela acorda - e no hospital Psiquiátrico de Villete, o lugar de onde ninguém jamais havia fugido. Logo fica a saber que só terá alguns dias de vida e isso desperta emoções até então desconhecidas.
Inspirado em experiências próprias, Paulo Coelho escreve"'Veronika Decide Morrer" para questionar o significado da loucura e celebrar os indivíduos que não se encaixam nos padrões do que a sociedade considera "normal".
Ousado e esclarecedor, este romance de redenção faz um retrato tocante daqueles que estão na fronteira entre a vida e a morte, sanidade e loucura, felicidade e desespero, transmitindo a mensagem poética de que cada dia é um verdadeiro milagre. 

Como referido anteriormente, é um livro inspirado em experiências próprias de Paulo Coelho.
Veronika queria morrer e quando tomou essa decisão, ficou feliz, o que ela não estava à espera era de acordar e ser informada de que iria morrer em poucos dias. Mas então porque ficar infeliz com esta noticia? Porque Veronika queria morrer rapidamente e sem dor e não sofrer para morrer.
"O seu coração foi irremediávelmente afectado. E vai deixar de bater em breve."
No Hospital de Villet Veronika conhece várias pessoas, pessoas essas que já tiveram alta mas que preferem ir permanecendo por ali.
É um livro muito delicado, que aborda, na minha opinião, três temas: a morte, a loucura e, acima de tudo, a fé.
A Veronika é uma rapariga super normal, como tantas outras, como eu, como tu, que tem tudo o que consideramos importante. É jovem, bonita, tem trabalho, namorados, tem uma vida completamente normal mas essa normalidade não a faz feliz e, é por isso que ela decide morrer e quando toma essa decisão, sente-se finalmente feliz.
Como não morre, decide aproveitar os seus últimos dias de vida como nunca antes tinha aproveitado e descobre que a final a vida até pode ser bela.
"Quando tomei os comprimidos, eu queria matar alguém que destestava. Não sabia que existiam, dentro de mim, outras Veronikas que eu saberia amar."
É sem dúvida um livro que nos faz refletir, sobre muita coisa, principalmente de como devemos aproveitar a vida, pois, podemos aprender tarde de mais a dar-lhe o devido valor. Mostra-nos que na verdade  quando enfrentamos a morte, a ânsia de viver e aproveitar cada segundo toma conta de nós.
Aconselho o livro porque é mesmo muito bom, além disso, tem um final avassalador.

Por fim, posso concordar que Paulo Coelho não será dos melhores escritores mas que este livro é muito interessante, lá isso é, que ninguém tenha dúvidas.

E prontos, por hoje é tudo meus lindos ...Já leram este livro? O que acharam? São fãs do escritor Paulo Coelho?


Não se esqueçam de deixar os vossos comentários, pois são sempre bem vindos, para além de que este cantinho também é vosso.
Agora vou ver se adormeço mais facilmente, boa noite e beijinhos.


And remember, Be You Be Beautiful ;).






16 comentários:

  1. Aqui está um post que gosto imenso de ver no teu blog :) sempre interessante coquete :) este livro também o li há muito tempo e também ficou marcado. Gosto imenso de ler as tuas opiniões . Concordo totalmente neste caso uma vez que conheço o livro :)
    Beijinho grande
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito do post, parece-me um livro super interessante uma vez que aborda temas muito delicados... Acho que vou ler... Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Eu já li este livro e confesso que não gostei muito... acho que a história tinha muito potencial, mas não gosto do estilo do Paulo Coelho, acho que ele escreve, sobretudo, para vender. Não consegui achar um verdadeiro conteúdo neste livro... Sei que há quem goste muito, e respeito, mas não podemos gostar todos do mesmo =P

    ResponderEliminar
  4. Esse é um daqueles cujo resumo já ouvimos pelo menos umas dez vezes, porque havia sempre alguém a apresentá-lo nas fichas de leitura das aulas de Língua Portuguesa. Mas confesso que não me atrevo a ler algo de Paulo Coelho. Todos nós temos os nossos snobismos, e eu sou uma snob literária :P

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia o livro, mas fiquei com vontade de ler.



    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  6. Obrigado querida :D Infelizmente a maioria dos jovens não dá valor nenhum aos pais ou até mesmo à família. No entanto, posso dizer que é a coisa que de maior orgulho me enche. <3

    Não conhecia o livro mas fiquei curioso. Confesso que já não leio há imenso tempo e que preciso de mudar isso!

    NEW BEAUTY WISHES POST | What I would like To Try… Right Now.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  7. Já tinha ouvido falar deste livro mas muito vagamente! Fiquei curiosa com este livro. Amanhã irei a uma feira do livro, da tua experiência qual o livro que me recomendas comprar? Gosto muito de ler embora já não o faça há seculos e ando um bocado desatualizada...
    beijinho
    www.batomagridoce.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Joana,
      Apesar do Paulo Corlho não ser um grande escritor, a história é muito interessante.
      Não sei qual o teu género literário preferido mas dos últimos que li: a rapariga do comboio e as gêmeas do gelo.
      Beijinhos ;)

      misscokette.blogspot.pt

      Eliminar
    2. Olá Ana! Obrigada pela tua resposta, eu não tenho propriamente um género literário preferido, embora goste sempre de um bom romance, drama ou suspense! A rapariga do comboio, já via algumas reviews deixou-me bastante curiosa. Era para ter ido ontem á feira do livro mas não deu, vou ver se consigo ir hoje! :)
      Beijinho e obrigada pelas dicas.

      Eliminar
  8. Nunca tinha ouvido falar do escritor. O livro parece interessante, gosto do twist de ela de repente ser uma pessoa normal e depois estar num hospital psiquiátrico. Beijinho.
    Novo post: És Too Too Hot ou uma Eternal Optimist? // neptunesecrets.blogspot.pt // facebook

    ResponderEliminar
  9. Nunca li-o, mas gostei bastante , beijinhos

    http://andreiaseraos.wix.com/blog

    ResponderEliminar
  10. Aposto que foi por causa do calor que não conseguia dormir, comigo anda a acontecer o mesmo.
    Não conhecia nem o livro nem o autor, mas fiquei curiosa e, possivelmente, irei ler daqui a um tempo. Estou a adorar esses seus posts sobre livros, é sempre bom conhecer novos, ainda mais agora no verão que é quando leio mais :)
    Beijinhos
    http://universodamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Li há muitos anos e, na altura, gostei muito!

    ResponderEliminar
  12. Admito que nunca li nada do Paulo Coelho, mas este livro despertou a minha atenção. Tem uma temática bastante importante, devemos realmente de aproveitar tudo ao máximo.

    Marli, do My Own Anatomy ☀

    ResponderEliminar
  13. Conheço o escritor, e o Livro,apesar de me ter despertado a atenção pelo titulo ,ainda não li o Livro, mas vi o filme, e adorei a história,acredito que em livro será melhor ainda. Adorei o Post .Beijokas e Bom Fim de Semana :)

    ❤ Célia Santiago
    Diário Feminino
    FacebookInstagramYouTube

    ResponderEliminar