22.6.16

Rúbrica: Os Livros e as Minhas Opiniões




Ola beauties,

Chegamos aquela altura do mês em que temos a nossa rúbrica mensal, e que até já vem um pouco atrasada, mas não tive oportunidade de fazer este post mais cedo.

Se há tema sobre o qual gosto de ler e pesquisar é sobre Religião, intriga-me e fascina-me ao mesmo tempo, acho que é um "mundo" onde há tanto por descobrir...mas convenhamos que também é assunto que acarreta muita discórdia.

"O Último Segredo", é o livro do jornalista e escritor José Rodrigues dos Santos e é publicado pela Gradiva Publicações.

Este livro foi-me oferecido como prenda de aniversário à uns anos atrás e, devo dizer que ao inicio o achei um pouco chato por considerar que seria muito parecido com o Código da Vinci de Dan Brown, e mesmo após a leitura, continuo a achar que tem várias semelhances com aquele, o que não quer dizer que seja mau, pois eu gostei bastante deste livro.




Uma paleógrafa é brutalmente assassinada na Biblioteca Vaticana quando consultava um dos mais antigos manuscritos da Bíblia, o Codex Vaticanus.

A polícia italiana convoca o célebre historiador e criptanalista português, Tomás Noronha, e mostra-lhe uma estranha mensagem deixada pelo assassino ao lado do cadáver. A inspectora encarregada do caso é Valentina Ferro, uma beldade italiana que convence Tomás a ajudá-la no inquérito. Mas a sucessão de homicídios semelhantes noutros pontos do globo leva os dois investigadores a suspeitarem de que as vítimas estariam envolvidas em algo que as transcendia.

Na busca da solução para os crimes, Tomás e Valentina põem-se no trilho dos enigmas da Bíblia, uma demanda que os conduzirá à Terra Santa e os colocará diante do último segredo do Novo Testamento.

É um livro que se baseia em informações históricas genuínas. A quem tem o catolicismo, digamos, muito enraízado não é, na minha opinião, uma leitura aconselhável, de resto penso que para quem é curioso e gosta de saber sempre mais qualquer coisa, é um bom livro, que nos deixa a pensar sobre várias questões ligadas à Bíblia.
É um livro que abala as fortes convicções da Igreja e que põe a nú diversas contradições, portanto poderá, como aconteceu, enfurecer desterminadas pessoas e entidades.
Além disso tem toda a parte ficcional que é agradável mas, o mais interessante do livro é  mesmo a parte religiosa.
Não há dúvida que a nível de pesquisa JRS é excepcional, nota-se na sua escrita que se dedica de corpo e alma, o que resulta numa leitura muito agradável e interessante.
Há quem diga que a primeira parte do livro é maçadora pela parte histórica, só depois se torna uma leitura eufórica. A minha opinião é completamente diferente, apesar da primeira impressão, como disse no início, é um livro de leitura fácil e muito envolvente e, para mim, especialmente pela parte histórica. Não sei se sou só eu, mas tenho de admitir que não tinha qualquer conhecimento sobre os ossários de Talpiot e adorei esta nova descoberta.
Durante todo o livro são-nos apresentadas várias interpretações de partes da Bíblia,  que nos mostram que a Bíblia, como a conhecemos, poderá conter muita falsidade e muita manipulação, daí ter havido tanta polémica à volta deste romance de JRS.
Como católica que sou, posso afirmar que não abalou de forma alguma a minha fé, a mesma continua comigo e intacata, mas lá está, eu também nunca acreditei fielmente em tudo o que a Igreja nos ensina.
Resumindo, é um bom livro, com o qual podemos aprender várias coisas, afinal é para isso que os livros servem e, é por isso que eu gosto tanto de livros. O que JRS, penso eu, pretende demonstrar é que Jesus mais não era que um homem comum e que mais tarde foi construida toda esta deusificação à sua volta mas alicerçada em falsidades e manipulações, porque que Jesus era judeu penso que todos nós sabíamos isso.

E vocês, já leram este livro ou algum de JRS? Gostaram? Gostam do tipo de literatura de JRS?

Fico à espera dos vossos comentários.

Beijinhos e até ao nosso próximo encontro, até lá, Be You Be Beautiful ;).





22 comentários:

  1. A minha mãe adora os livros deste escritor e se não me engano acho que já li dois livros dele. Ainda não li este de que falaste mas já tinha ouvido falar devido ás suas parecenças com O código da Vinci.
    Beijinhos

    http://amiudablogger.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Conhecia o livro mas nunca o li. Só com a tua introdução deixaste-me super curiosa com ele uma vez que tudo o que envolve a religião me intriga também! Gosto muito de saber mais e mais.
    Este livro vai sem dúvida para minha wishlist de livros (ehehe também a tenho, não é só na Sephora!!).
    Tão bom teres reservado um espaço no teu blog para este tema :)
    Grande beijinho para ti
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Ahahah quanto exagero querida :D Isto é só uma questão de se ir experimentando e aperfeiçoando :D Qualquer pessoa é capaz de o fazer :D

    Por acaso este é um dos livros que mais quero ler. Identifico-me com a escrita dele :D

    NEW REVIEW POST | Yongnuo: Camera Lense 50mm for Canon.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  4. Não me aguça a curiosidade, não sei porquê!

    ResponderEliminar
  5. A minha mãe e o meu irmão adoram os livros dele, eu nunca li nenhum, mas tenciono ler um este verão! Beijinhos

    amargaridacosta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Nunca li nenhum livro dele mas fiquei curiosa com a tua review!

    Um beijinho
    http://princesasemtiara.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  7. Pessoalmente não gosto.
    Xoxo
    http://myheartaintabrain.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. nunca li um livro dele, nunca tive grande vontade de o ler, apesar da publicidade à volta... talvez um dia...
    http://www.cosmopolitgirl.com/

    ResponderEliminar
  9. Olá linda :-) Confesso que adoro esse tipo de livros... eu sou católica também e embora ler esses livros a minha fé mantém-se intacta... é um livro que vou querer ler..sem dúvida...
    beijinhos
    http://ananegraomakeup.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. esse é um autor que quero mesmo ler mas infelizmente ando com muita pouca vontade de ler :(
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. É um escritor muito bom, e os livros despertam-me curiosidade :) Ótimo post! :)
    Beijinhos,
    https://mariacarolinaworld.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. estou com curiosidade em ler
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Nunca li nenhum livro dele, mas sua resenha me deixou curiosa rs
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo para poder acompanhar as novidades <3

    www.papomoleca.com.br

    ResponderEliminar
  14. Eu adoro os livros dele, ainda não li este mas estou ansiosa por o fazer <3

    http://andreiaseraos.wix.com/blog

    ResponderEliminar
  15. Ainda não li nenhuma obra do JRD porque ainda nenhuma me conseguiu cativar a 100%. No entanto, devo dizer que com a tua review fiquei bastante curiosa e com vontade de saber mais.
    Continua com este rubrica Coquette. Adorei :D
    Beijinhos ❤
    EVENING BREEZE

    ResponderEliminar
  16. Que saudades de vir aqui!!
    Já tinha ouvido falar sobre este livro, mas nunca tinha lido a sinopse. Fiquei curiosa! :)
    Beijinhos
    http://universodamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  17. Este livro parece ser incrível. Ainda não tive a oportunidade de ler nenhuma obra deste autor, mas sempre ouço falar muito bem.
    Indiquei seu blog em uma tag, venha conferir e se gostar, responde ela aqui no seu blog.
    Beijinhos

    TAG: De tudo um pouco
    Blogueira Mineira

    ResponderEliminar